Atenção Verejistas! O Bloco X está aí!

O Bloco X (10) consiste na transmissão de documentos fiscais obtidos nos sistemas de emissão de cupons de venda para a base de dados da SEF/SC. Estes documentos contém dados das movimentações diárias de estoque e são enviados logo após a emissão da Redução Z nas impressoras fiscais.

O estabelecimento que não estiver cumprindo essa obrigatoriedade no prazo previsto, e não possuir um controle adequado sobre os cupons fiscais, poderá ficar impedido de realizar o fechamento corretamente e sofrer implicações práticas para o seu negócio, incluindo até a impossibilidade de realizar novas vendas e o pagamento de multas.

No próximo dia 1º de outubro todos os demais ramos de atividades do varejo estarão sujeitos a esta responsabilidade.

Os maiores casos de pendências registrados no sistema da SEF/SC são erros de cadastros com falta de informação do NCM e CEST. Conforme as regras da legislação, todos os sistemas de emissão de cupom fiscal devem ser bloqueados para venda caso haja pendências em 20 arquivos enviados. Recomendamos que os cadastros sejam minusciosamente revistos afim de evitar transtornos.

Se você tiver dúvidas sobre a obrigatoriedade de prestar estas informações à receita estadual, entre em contato com seu contador.

Fonte: Infoel Sistemas

Postado em 12/08/2020 às 19h15min



Voltar